Como os europeus enfrentam o calor sem ar-condicionado

Por que tantos europeus ainda vivem sem ar-condicionado, mesmo com verões cada vez mais quentes?
Será cultural, econômico ou ambiental?
Como eles conseguem lidar com o calor extremo sem depender de aparelhos elétricos?

Em vez de depender da refrigeração artificial, muitos países adotam alternativas inteligentes, sustentáveis e muitas vezes centenárias para se proteger do calor extremo. A seguir, conheça as principais estratégias que explicam como os europeus conseguem sobreviver (e até se adaptar bem) aos verões escaldantes — sem ligar um ar sequer.

Arquitetura térmica antiga

Casas mediterrâneas com paredes espessas de pedra e fachadas brancas funcionam como isolantes naturais, mantendo o interior 5–8 °C mais fresco que o exterior, sem consumo de energia .

Arborização e espaços frescos

Cidades como Barcelona plantam árvores em larga escala e criam “ruas frias”, banindo carros em áreas centrais com fontes, sombra e névoa — reduzindo a sensação térmica em até 10 °C .

Adaptação aos horários

Na Itália e Espanha, a rotina é adaptada ao calor: atividades acontecem cedo, seguida de pausa no meio da tarde (“siesta”), e retomada à noite — evitando o pior do calor diurno .

Água como aliada

Pátios e fontes internas proporcionam resfriamento por evaporação (reduzindo 3–5 °C). Molhar pisos e roupas também faz parte da rotina aérea europeia .

Ventilação e sombreamento

Persianas externas, ventiladores posicionados estrategicamente e janelas abertas à noite aproveitam o efeito chaminé para renovar o ar e manter frescor.

A relutância ao ar-condicionado

Menos de 20% dos lares europeus possuem ar condicionado, cujo uso ainda é visto como um “luxo americano” e considerado ambientalmente custoso. No entanto, com as ondas de calor mais frequentes e intensas causadas pelas mudanças climáticas, o uso do ar condicionado tem aumentado na Europa, especialmente em países do sul, como Espanha, Itália e Portugal. Apesar disso, a aceitação plena ainda é lenta, e muitos continuam preferindo soluções alternativas.

Referências:

www.gamintraveler.com/2025/01/02/ways-europeans-handle-heat-without-ac

www.lemonde.fr/en/solutions-for-the-planet/article/2022/06/17/heatwave-tricks-to-lower-the-temperature-at-home-without-air-conditioning_5987154_76.html

www.thetimes.co.uk/article/france-air-con-row-lc7tkzs59

www.ft.com/content/50f69324-8dc8-4ef1-b471-d78e260adae0

www.theguardian.com/commentisfree/2025/jul/09/extreme-heat-european-cities-greenery-swimming-climate-crisis

www.indianexpress.com/article/world/heat-waves-europe-ways-to-stay-cool-8866754

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *